O Município de Patu estará comemorando amanhã 119 anos de Emancipação política. Durante todo o dia haverá várias atrações como: Alvorada, Desfile Cívico, Passeio Ciclístico, Corrida para atlétas amadores, Final da Copa de Futebol e a noite Culto em ação de Graça aos 119 anos, logo após Show Evangélico com o cantor Elmo e para encerrar Discoteca.
Assim, pelo que vemos, os católicos de Patu ficaram esquecido pela atual administração de Patu, ou será porque acham que faz apenas 10 dias que acabou a Festa de Nossa Padroeira e que por isso não poderíamos sequer fazer uma missa também em Ação de Graças? Sei não viu.
Entendo a ideologia religiosa que a atual prefeita de Patu pertence, mais nem por isso deveriam excluir quaisquer religião das festividades.
O quanto foi bonito em 2007, quando nas festividades dos 117 anos tivemos Culto, Missa e todos os patuenses acharam maravilhoso e que deveria sempre haver espaço pra todas as religiões. Infelizmente no de 2008 por motivos políticos não tivemos a mesma programação.
fica aqui a minha indignação.
Entendo a ideologia religiosa que a atual prefeita de Patu pertence, mais nem por isso deveriam excluir quaisquer religião das festividades.
O quanto foi bonito em 2007, quando nas festividades dos 117 anos tivemos Culto, Missa e todos os patuenses acharam maravilhoso e que deveria sempre haver espaço pra todas as religiões. Infelizmente no de 2008 por motivos políticos não tivemos a mesma programação.
fica aqui a minha indignação.
6 comentários:
Creio que a comunidade católica não foi esquecida. Até porque a prefeitura investe muito para promover a festa da padroeira todos os anos. Quem sabe não houve iniciativa ou interesse da própria igreja.
Agora eu te pergunto amigo, em 119 anos de emancipação política de nosso município, quantas e quantas vezes os evangélicos de Patu foram esquecidos ou simplesmente despresados?
Fica a Pergunta.
Querido Talison você está mal informado!
I - A prefeitura não investiu um centavo na festa da padroeira.
Gastou cerca de 200 mil na feira da cultura. Evento que ocorre paralelamente à festa de Nossa Senhora das Dores. A feira da cultura só tem dado prejuízo à Igreja, pois a cada ano emporcalha a calçada e de tanto ser usada como pista de dança os mosaicos estão todos quebrados e soltos!
(Em tempo: a prefeitua patrocinou a xerox de 100 livrinhos para a novena, ornamentou a igreja na noite da mesma e o andor da imagem para a procissão).
II - O chefe de gabinete da prefeita é Agente de Pastoral da Igreja Católica. Acha que ele não se interessaria pela realização de uma missa em ação de graças? O certo é não haveria evento religioso. O culto surgiu de última hora. Nem saiu esse culto na programação oficial...
III - O evangélicos foram esquecidos sim, por muitas vezes. Mas, isso não justifica outros lapsos. Vale lembrar que a grande maioria da população de patu é católica, pelo menos de batismo. E foram os católicos que garantiram a vitória de Evilásia, pois no meio evangélico havia muita divisão. Tinha até crente sendo candidato na coligação opositora!
A verdade deve ser sempre dita!
Não estou aqui para criar uma polêmica, apenas estou questionando se esta situação fosse ao contrário: se houvesse a realização de uma missa e não houvesse a realização de um culto. Será que estaria havendo esta mesma preocupação?
Não discordo que a maioria da população é católica, isto é notável. Mas creio que independente de quantidade proporcional, deve existir espaço para todos. Evangélicos, católicos, etc. Afinal a constituição fala claramente da liberdade de culto.
O direito de requerer uma participação da igreja Católica é justo, porém é exagerado dizer que a comunidade católica foi esquecida.
Minha Opinião.
Na minha opinião caro redator do Patu vê aqui foi muito exagerado dizer que a comunidade católica foi esquecida. Até porque faço parte da Assembléia de Deus e eu nem sabia desse Culto evangelístico que iria acontecer no aniversario do nosso querido município, pois trabalho dentro da secretaria da igreja e não ouvi falar deste Culto e sim um dia antes, quinta-feira através dos blogs patuenses. Na escala de cultos na nossa congregação que é repassada todos domingos, logo após do culto dominical não foi repassado para os irmãos que haveria esse culto e sim os Irmãos passando e repassado de boca na quinta-feira para os outros que ia acontecer o culto dia 25/09/2009.
Mas sobre o comentário do redator desse blog, do nosso irmão Talison e o querido Padre Possidio, vejo um exagero por parte de alguns pois, sou evangélico desde que nasci e eu me lembro que foram poucos culto realizado com esse objetivo. Na gestão anterior teve dois cultos por iniciativa de Carlos Magno e Arni e agora com iniciativa do próprio Carlos Magno e a prefeita Evilásia, e só, e quantas missas foram celebradas com essa mesma característica, foram varias e ninguém do meio evangélico veio criticar gestões passadas por esse esquecimento. Eu acho que essa critica é porque a prefeita é crente” independente da cor partidária”( seja a atual situação ou oposição) , pois se fosse qualquer outro prefeito que estivesse a frente “católico” e tivesse só o culto como aconteceu dia 25 não haveria essas criticas. E outra coisa que a igreja não recebeu ajuda financeira para realizar esse culto.
Isak Alves
Lembre-se na minha opinião que eu falei que a prefeita foi criticada por ser Evangélica e não por ela ser de um lado ou de outro. Até porque se o prefeito fosse Ednardo, Alexandrino, Possidonio ou outro e tivesse acontecido só o culto como foi o caso, ninguém iria criticar.
Quero lembrar que não me senti magoado ou esquecido porque não houve missa de ação de graças pelos 119 de patu!
Acho que todos devem ser tratados como iguais pela prefeita. Pois, ela é a prefeita de todos e não de A ou B.
Eu postei o comentário acima porque senti-me interpelado pelo comentário inicial de Talison que diz: "a prefeitura investe muito na festa da padroeira todos os anos". Assim, quiz deixar claro que a prefeitura investe é na FEIRA DA CULTURA e na minha opinão, esta não traz BENEFÍCIOS PARA A IGREJA CATÓLICA. Nem financeiros, muito menos religiosos.
Quero deixar bem claro que indiferentemente de COR PARTIDÁRIA OU RELIGIÃO eu tenho apreço por Evilásia, pois a mesma me trata com respeito, admiração, consideração e simpatia.
Postar um comentário