quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Papa proclama João Paulo II como venerável

Decreto reconhece as 'virtudes heróicas do servo de Deus' Karol Wojtyla.
Trata-se do primeiro passo para beatificação do polonês.

O papa Bento XVI proclamou neste sábado (19) como "venerável" João Paulo II, após aprovar o decreto pelo qual são reconhecidas as "virtudes heróicas do servo de Deus" Karol Wojtyla, primeiro passo para a santidade do polonês, informou a Santa Sé.


Foto: Reuters

O Papa João Paulo II, em imagem de 2005 (Foto: Reuters)

O decreto foi aprovado durante a audiência concedida no Vaticano pelo prefeito regional da Congregação para a Causa dos Santos, o arcebispo Angelo Amato.


A assinatura do decreto não significa a imediata beatificação de Karol Wojtyla, já que ainda falta a aprovação por Bento XVI do milagre que leve à proclamação de seu antecessor como beato.


O ato, no entanto, representa o começo da contagem regressiva para a elevação de João Paulo II à glória dos altares, que pode acontecer, segundo os observadores vaticanos, em outubro do próximo ano, coincidindo com a data em que Wojtyla foi eleito pontífice, em 1978.

Já em 17 de novembro, os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram essas "virtudes heróicas" de João Paulo II, e só se estava à espera de que Bento XVI assinasse o decreto.


Sobre o milagre, embora sejam várias as curas inexplicáveis atribuídas à intercessão de João Paulo II, o postulador da causa, o sacerdote polonês Slawomir Oder, escolheu a cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, a mesma doença de Wojtyla.


Após Bento XVI aprovar o milagre, só faltará escolher a data da beatificação.


O processo que levará João Paulo II aos altares foi aberto em 28 de junho de 2005 e começou em Roma, cidade onde morreu e de onde foi seu bispo durante 26 anos e meio.


A causa de beatificação foi aberta por desejo de Bento XVI sem esperar que se passassem cinco anos de morte, como estabelece o Código de Direito Canônico.

Pio XII

Bento XVI proclamou também como "venerável" Pio XII, após aprovar o decreto pelo qual são reconhecidas as "virtudes heróicas" de Eugenio Pacelli, o primeiro passo para a beatificação e posterior canonização do pontífice italiano.

O decreto foi aprovado durante a audiência concedida no Vaticano pelo prefeito regional da Congregação para a Causa dos Santos, o arcebispo Angelo Amato, e no qual também inclui o reconhecimento das "virtudes heróicas" de João Paulo II.

Fonte: Paróquia de Patu.

Nenhum comentário: