quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Por que sou Católico!

01- QUAL O SIGNIFICADO DO TERMO CATÓLICO?

O termo católico é de origem grega e significa universal. Ou seja, a Igreja é católica porque é enviada por Jesus Cristo a todas as pessoas, sem exceção, e porque está aberta para acolher todas as pessoas, recebendo-as pela fé e pelo sacramento do Batismo.


02- TODOS OS CRISTÃOS SÃO CATÓLICOS?

Não. Muitos seguem a Cristo - e por isso são chamados de cristãos -, mas nem todos são católicos, já que não estão em comunhão com a Igreja Católica. É o caso de todas as Igrejas derivadas da Reforma feita por Martinho Lutero (1483-1546), e que são popularmente chamadas de evangélicas, e dos ortodoxos que se separaram da Igreja Católica no século XI.


03- TODOS OS CATÓLICOS SÃO CRISTÃOS?

Sim, porque todos têm Jesus como o único Salvador, o Filho - Segunda Pessoa da Santíssima Trindade - que se encarnou, assumindo a condição humana e libertando-a do pecado e da morte. Nem todos os cristãos, porém, são fiéis a Jesus Cristo, infelizmente!

04 - PORQUE A IGREJA É CHAMADA DE ROMANA?

Porque o apóstolo Pedro, a quem Jesus confiou a Igreja (Cf. Mt 16,18-19), fez de Roma a sua morada, indo de Jerusalém para lá, loca onde foi martirizado. O seu sucessor permanece em Roma, no Vaticano (hoje um país independente), razão pela qual a Igreja é conhecida como Igreja Romana. O lugar onde ela está localizada não faz parte de sua essência, tanto que se eventualmente o Papa mudar a sede da Igreja para outro local, ela continuará sendo Una, Santa, Católica e Apostólica.

Fonte: Paróquia de Patu.

Nenhum comentário: